quinta-feira, 1 de outubro de 2009

CULTURA... ou aculturação?

"Fazer arte é um nojo."



Concordo plenamente com a afirmação proferida pela mais internacional artista portuguesa Paula Rego, no dia da inauguração da sua exposição em parceria com a historiadora Dalila Rodrigues e o arquitecto Souto Moura – “Fazer arte é um nojo.”






Fazer arte é realmente um nojo no nosso país… infelizmente para nós investir em cultura é criar espaços para exposições, exposições de artes plásticas, concertos ou investir em moda. Não retiro importância a qualquer uma dessas iniciativas, penso no entanto que a cultura deverá ser vista como instrução. Como tal há que instruir para que se saiba apreciar, entender e compreender áreas emergentes.

O design é visto em alguns países europeus como um novo ponto de vista, uma disciplina inovadora e um novo modo de agir, criar e intervir.

Embora não possa directamente referir-me a todo o nosso país, tenho pena que na Região Autónoma da Madeira, local onde o curso existe a mais de 20 anos ainda não se entenda o que é design. A culpa não deve residir naqueles que não compreendem a área, nem naqueles se interessam não tendo qualquer estudo, mas sim nos licenciados na área que falham por não trabalharem em prol da cultura, no sentido de ensinar ao mais comum cidadão o que é Design.




É certo que assistimos a um governo regional tão cheio de amor por si, que não compreende de que se trata o Design… Se for licenciado na área e dirigir-se ao centro de emprego encontrará somente como saída profissional plastificador (?), ou terá de submeter-se à arquitectura.

Os departamentos individuais do nosso governo encontram-se munidos de departamentos de imagem, no entanto estes são compostos por engenheiros que um dia acordaram e descobriram em si o potencial para trabalhar a imagem, fotógrafos que embora importantes não completam todos os requisitos de um profissional dinamizador de uma imagem institucional, ou melhor ainda técnicos sem formação na área. A desorganização apoderou-se de todos os órgãos políticos.

Fazer arte é realmente um nojo! Fazer design é diabólico, desumano e principalmente muito ingrato.

Sem comentários:

Enviar um comentário