terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Design | Ambiente

DESIGN PARA CONCIENCIALIZAÇÃO


O design pode também ser entendido como uma forma de consciencialização sobre problemas sociais que afectam o bem-estar do ser humano. Neste caso podemos ver alguns exemplos de marcas que nos fazem pensar sobre questões ambientais.


Esta campanha realizada para a World Wildlife Fundation, faz-nos pensar sobre o impacto ambiental, e sobre como acções do nosso quotidiano, podem ser desempenhadas de forma a existir um menor desperdício de papel. Neste caso este dispensador de toalhas de papel verdes alerta-nos para a desflorestação na América do Sul. Conforme são retiradas as toalhas descartáveis o continente “torna-se negro”, simbolizando o corte de árvores.


O monóxido de carbono produzido por um automóvel por apenas um dia, está representado na imagem seguinte, por uma grande nuvem inflamada, enchida por todo o fomo expelido pelo próprio automóvel. 





A Diesel criou uma serie de spreads publicitários sobre o aquecimento global, colocando os seus modelos em pontos famosos no Mundo, sendo que estas paisagens mundialmente reconhecidas estão em parte submersas, devido a subida do nível da água do mar.



Cada vez mais assistimos a um crescimento da necessidade de conciencialização para a criação de resposta a problemas do nosso Mundo actual, e o Design é uma grande arma comunicativa a usar para o combate à aculturação e a apatia social. 


Sem comentários:

Enviar um comentário