segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Experimenta Design '09

  
"IT's About Time"
Este é o tema que a Bienal de Design, arquitectura e criatividade EXPERIMENTADESIGN, trás a Lisboa no presente ano de 2009. Arranca este mês envolta em expectativa e curiosidade uma nova edição de um dos mais dinâmicos pólos de promoção de cultura contemporânea.
Tic Tac Tic Tac
A equipa liderada por Guta Moura Guedes é composta por nomes sonantes como Pedro Gadanho, Hans Maier-Aichen, João Paulo Feliciano e Renny Ramakers, entre outros, tem como director criativo o designer de comunicação Ian Anderson e preparou uma programação aliciante, reafirmando o papel da EXD como uma plataforma aberta de discussão, experimentação e reflexão.
A EXD 09 será composta por 4 exposições comissariados por figuras de relevo do panorama internacional, que se debruçam sobre o TEMPO: acelerado; pausado; elástico; global; local.
Reflecte a transformação do design gráfico e das experiencias tipográficas modernistas, aos novos suportes digitais em constante modificação e movimentação.
                Comissária: Emily King

Esta exposição explora o impacto do tempo no processo projectual. Quais os efeitos do tempo no contexto cultural? Na percepção? Na representação? Como se articulam os diferentes contextos temporais no mercado global?
                Comissária: Tulga Beyerle
"Time is Money", ou seja, "Tempo é Dinheiro" é a antítese perfeita para esta exposição. Contrapondo esta máxima comercial, esta exposição lança uma perspectiva radical do Design de produto, mostrando a sua elasticidade para combater a pressão do mercado.
                Comissário: Hans Maier-Aichen
                Showcase experimental lançado pela EXD09 que visa encontrar novas ideias, conceitos, estratégias que respirem o tema “Menos é Melhor”. Brasil, Índia, Reino Unido, China, Macau e por fim Portugal, foram as comunidades criativas convidadas a dar resposta a este tema pertinente e actual.
A experimenta conta igualmente com conferências, workshops e ciclos que visam a provocação e estimulação do debate e da troca de ideias. Conta ainda com projectos tangenciais que permitem que ilustres desconhecidos façam parte desta actividade, criando Design ao Vivo, de autor e experimental.

Sem comentários:

Enviar um comentário